Fim do ano chegando e aquela lista extensa de desejos e metas para 2023 já foi rascunhada. O desafio de quem deseja parar de fumar é um dos planos para trilhar um ano saudável, sem a companhia amarga do cigarro. De antemão, essa necessidade consiste no entendimento de que os benefícios de abandonar o tabaco repercutem em um estilo de vida com muito mais saúde. Buscar uma vida saudável, sem a companhia amarga do cigarro, é uma boa alternativa para entrar bem em um novo ano.

Nesse sentido, os benefícios de parar de fumar são bem conhecidos pelos fumantes, que enfrentam a dependência da nicotina como um hábito, tornando a decisão de largar o cigarro muito árdua, complexa, mas não impossível. Portanto, quais os seus planos para uma vida saudável, livre do cigarro?

Leia mais: A importância da alimentação saudável para prevenir doenças

Benefícios conquistados sem a presença amarga do cigarro.

Presença amarga do cigarro

A jornada que o fumante trilha até deixar de fumar é longa e difícil de percorrer. A maioria dos fumantes conhece e sente na pele, muitas vezes, os danos que o cigarro faz à saúde. Um cigarro aceso absorve mais de quatro mil substâncias tóxicas: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Nesse contexto, quase todo fumante compreende que o cigarro mata e é responsável por causar, aproximadamente, 50 doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, câncer, sendo o principal agente de morte evitável no mundo.

Mais saúde para 2023.

Vida saudável, livre do cigarro

Assim, parar de fumar – um convite diário ao fumante – não é uma decisão fácil de mudança de hábito. É uma transformação no comportamento de quem fuma e, por vezes, uma tarefa difícil e, inicialmente, dolorosa nas primeiras semanas deste processo.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa dificuldade se deve ao organismo ainda está acostumado a receber a nicotina. Quando a substância não vem, os sintomas de abstinência como: ansiedade, nervosismo, tremores e uma vontade irresistível de fumar são percebidos no corpo deste ex-fumante.

Benefícios para quem deixa de fumar

As observações em estudos realizados pelo INCA apontam benefícios iniciais para quem deixa de fumar:

  • em primeiro lugar, a pressão sanguínea e pulsação voltam à normalidade após os primeiros 20 minutos sem fumar;
  • não circula nicotina no sangue, sobretudo, após duas horas sem fumar;
  • com oito horas ausente do cigarro, o nível de oxigênio no seu sangue se normaliza;
  • entre 12 e 24 horas sem o cigarro, os pulmões funcionam melhor;
  • depois de dois dias sem consumir o tabaco, o cheiro das coisas fica diferente e o sabor da comida muito melhor. Dessa forma, a pessoa começa a ter mais energia e disposição para realizar atividades do dia a dia, que antes tinha dificuldade para executar;
  • em até três semanas livre do cigarro, a respiração e a circulação melhoram consideravelmente;
  • a pele fica mais bonita e o cabelo ganha brilho;
  • um ano sem cigarro e o ex-fumante ganha uma redução de 50% no risco de morte por infarto do miocárdio.

Conselhos extraídos da campanha “#mostreatitude – sem o cigarro sua vida ganha mais saúde” do INCA, sugerem a prática de esportes como um forte aliado, principalmente, para quem precisa ficar longe do cigarro e ter uma vida saudável. Segundo informações do Instituto, fumar causa dependência física e uma série de doenças, atrapalha a disposição para a prática de atividade física e até o desempenho durante os exercícios.

Em suma, o cigarro é tão perigoso para a saúde que prejudica até quem não fuma, mas convive com fumantes. Se você fuma, mas deseja ganhar maior qualidade de vida, decida parar de fumar e garanta benefícios em saúde.