É possível analisar diferentes perfis do comportamento humano quando o assunto é o cuidado com a saúde, dos quais destacam-se:
- aquele que vive pensando em doença, com idas frequentes aos consultórios médicos;
- o indivíduo que realiza check-up esporadicamente ou somente quando aparecem dores no corpo;
- o que cuida da alimentação e pratica atividade física, sempre cultivando pensamentos positivos.
Como você cuida da sua saúde?
Nesse cenário, se o GBOT lançasse uma enquete para identificar características desse tema matriz, qual perfil melhor lhe representaria?
Cuidar da saúde em meio à rotina acelerada é desafiador. A vida frenética de trabalho, estudo, tarefas domésticas afastam muitas pessoas da rotina de cuidados com a saúde e, consequentemente, do debate sobre a qualidade de vida.
Com o passar dos anos, a preocupação existente entre a estética corporal e a alimentação saudável aumenta. O sofrimento psíquico contemporâneo denota a necessidade de um corpo saudável, chamando atenção ao fato do tema alimentação saudável ser uma pauta corriqueira em nossos dias, gerando impactos sobre o corpo, as relações, as emoções, o bem-estar e a qualidade de vida.
Perfis de indivíduo x cuidado com a saúde
O primeiro perfil em questão pode ser analisado por um indivíduo que apresenta um descontrole impulsivo e a certeza permanente de estar doente, fragilizado, debilitado.
A característica do segundo traço de indivíduo está relacionada ao modelo biomédico, que associa a doença à lesão e acaba diminuindo o processo saúde-doença à sua dimensão anatômico e fisiológica.
O último perfil é relacionado às pessoas optantes por uma vida mais saudável, incluindo o cuidado com a alimentação, a prática de atividades físicas, a mente sã e pensamentos positivos na vida diária.
Os altos índices de doenças relacionadas à obesidade e sobrepeso têm induzido muitas pessoas a realizar intervenções que, inclusive, provocam mudança no comportamento alimentar em favor de uma vida mais saudável.
Dicas para melhorar o cuidado com a saúde
De antemão, especialistas no assunto acreditam que manter uma rotina gradativa de cuidados implica em garantir uma condição de vida melhor.
Pensando nisso, elencamos algumas dicas para lhe auxiliar nesta jornada saudável:
Beba água
Esse é um cuidado simples de praticar no cotidiano. Muitas pessoas esquecem ou não bebem a quantidade necessária de água diariamente (em torno de 2 litros), mas é quem garante o bom funcionamento do organismo, atuando em todas as funções do corpo, como circulação e digestão.
Alimentação saudável
Fazer todas as refeições do dia, incluindo alimentos saudáveis e nutritivos são fonte de energia e saúde para o nosso corpo, essenciais para o funcionamento do nosso organismo como um todo.
Atividades físicas
Adquirir esse hábito é determinante para a redução do estresse, o controle de peso e a redução de riscos para diversas doenças.
Descanso merecido
Movimentar-se é fundamental para a saúde do corpo, porém é necessário descansar e ter boas horas de sono.
Previna-se!
Além dos hábitos saudáveis, é necessário acompanhar sua saúde com médicos especialistas, prevenindo o aparecimento de doenças. Procure consultar seu médico ao menos uma vez ao ano para realização de exames rotineiros.
Para preservar a integridade física e mental, é imprescindível ao indivíduo readaptar o corpo a uma rotina saudável para adquirir novos hábitos. Se você deseja uma vida mais equilibrada, faça boas escolhas em prol de sua saúde.
Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre a importância de cuidar da saúde e como o autocuidado, – que é capaz de proporcionar maior qualidade de vida, fortalecendo a autoestima e autoconfiança -, pode impactar positivamente a sua vida.
Caso tenha interesse em conhecer melhor o GBOT, entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas:
(51) 3384.5334 | [email protected]