Recentemente abordamos em um artigo, aqui no blog do GBOT, a importância da alimentação saudável para prevenir doenças. Hoje, vamos falar sobre alimentos que parecem saudáveis, mas de acordo com nutricionistas e endocrinologistas não são, uma vez que contam com baixos índices nutritivos.

Já diz o velho ditado: “nem tudo é o que parece ser”. De tempos em tempos, a indústria dos alimentos consegue emplacar algumas alternativas que aparentam ser saudáveis – e são vendidas como tal – conquistando milhões de consumidores que acabam, por falta de informações confiáveis, reproduzindo falsos conceitos.

Leia também: Mitos sobre a alimentação durante o tratamento contra o câncer

Essas chamadas “armadilhas alimentares” estão, muitas vezes, distribuídas nas gôndolas dos supermercados em todo mundo, e até mesmo nos comércios especializados em alimentação saudável, o que acaba comprometendo à saúde de quem os consome na esperança de emagrecer e/ou absorver os nutrientes benéficos ao nosso organismo.

Com base na orientação das nutricionistas Aline Huguenin e Alê Luglio, listamos oito alimentos que parecem saudáveis, mas não são:

1. Peito de peru

Muito comum em boa parte das dietas, o peito de peru pode até ser menos nocivo do que a mortadela, o salame e o presunto, contudo, a nutricionista do Grupo Prontobaby, Aline Huguenin, observa que ele tem grande quantidade de sódio, além de aditivos como o nitrato, e também integra o grupo dos alimentos embutidos, que devem ser evitados.

2. Barrinhas de cereal

Embora existam barras de cereal realmente saudáveis, com baixo teor de açúcar, poucos aditivos químicos e ricas em fibras, também é verdade que muitas delas contêm níveis elevados de glicose, conservantes, gorduras e corantes.

3. Chocolate diet

O chocolate diet pode até servir, em alguns casos, para pessoas diabéticas, todavia, não é indicado para quem deseja ter uma alimentação saudável ou perder peso, pois conta com maior quantidade de gorduras em sua composição. “Assim como qualquer outro produto diet ele, não necessariamente, é mais saudável ou menos calórico”, observa a nutricionista.

Sucos de caixinha podem ter em grandes concentrações conservantes, corantes e açúcar
Sucos de caixinha podem ter em grandes concentrações conservantes, corantes e açúcar/Foto: Eiliv-Sonas Aceron/Unsplash

4. Sucos de caixinha

Geralmente há uma falsa impressão de que os sucos de caixinha sejam, sempre, naturais. Mais até do que os refrigerantes, essas bebidas podem ter em grandes concentrações conservantes, corantes e açúcar. Nesse sentido, a orientação é substituí-los por líquidos que, de fato, contem com o máximo grau de pureza possível.

5. Pão light

Você tem o hábito de comprar apenas os produtos light? Bem, nem sempre o que é light pode ser considerado saudável. Conceitualmente, os alimentos light têm 25% a menos de açúcar, gorduras e sódio do que os convencionais. O pão light é pobre em fibras, nutrientes e calorias, além de apresentar elevadas quantidades de aditivos químicos. Existe, então, algum pão saudável? Sim! Você pode optar por pães produzidos com farinha integral, sem adição de açúcar ou gordura, com um bom teor de fibras, baixa quantidade de sódio e desprovidos de aditivos.

6. Requeijão

Muito utilizado nas mesas de café da manhã e lanches em todo o Brasil, o requeijão costuma a apresentar alto teor de colesterol e gorduras saturadas, bem como baixo teor proteico, uma combinação capaz de aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. Até mesmo as versões light são compostas, frequentemente, por índices elevados de gorduras. Além disso, esse tipo de produto tende a conter conservantes, aromatizantes, espessantes, bastante sódio e amido entre os seus ingredientes.

Cereais matinais costumam ter alto teor de sódio e aditivos artificiais, além da baixa densidade nutritiva
Cereais matinais costumam ter alto teor de sódio e aditivos artificiais, além da baixa densidade nutritiva/Foto: Nyana Stoica/Unsplash

7. Cereais matinais

Quem nunca viu aqueles comerciais de tevê anunciando famosos cereais matinais feitos com flocos de milho? Salvo raras exceções, desprovidas de cobertura de açúcar, a maioria desses produtos é refinada, têm alto teor de sódio e aditivos artificiais, além da baixa densidade nutritiva. De acordo com as nutricionistas, o melhor cereal é a aveia, em razão de sua grande concentração de fibras solúveis e compostos bioativos, os quais ajudam na perda de peso e boa saúde do organismo.

8. Gelatina diet

Frequentemente indicada nas dietas, a gelatina diet pode até ter poucas nutritivas, entretanto, possui densidade nutritiva muito baixa, e altas concentrações de adoçante, corantes, conservantes e outros ingredientes artificiais, que podem ocasionar alergias, problemas respiratórios e gástricos.

Alimentos que parecem saudáveis: a importância dos rótulos

Para evitar o consumo dos alimentos que parecem saudáveis, mas não são, as especialistas recomendam atenção das pessoas quanto aos rótulos dos produtos. Nessa direção, vale muito a pena investir um minuto do seu tempo para analisar a lista de ingredientes.

Claro que é praticamente impossível ingerir somente o que é saudável a todo tempo, mas fazê-lo de forma consciente é fundamental, daí a importância de estar bem informado (a) e ler os rótulos dos produtos.

“O acesso a informações confiáveis sobre características e determinantes da alimentação adequada e saudável contribui para que pessoas, famílias e comunidades ampliem a autonomia para fazer escolhas alimentares e para que exijam o cumprimento do direito humano à alimentação adequada e saudável”, destaca o Guia Alimentar para à População Brasileira, do Ministério da Saúde.