Parar de fumar é possível, mas demanda atenção aos detalhes, determinação e tempo, até porque estamos falando de uma situação de dependência química, o que faz com que muitos fumantes precisem de ajuda para largar o vício.

Embora o número de fumantes em todo o mudo esteja caindo, consideravelmente, nos últimos anos, 9,8% da população brasileira ainda sofre com a dependência do tabaco, segundo dados da Fundação do Câncer. A entidade lançou uma cartilha no final de maio de 2021 na tentativa de auxiliar quem deseja parar de fumar.

Decidir parar de fumar já é um primeiro passo muito significativo rumo a uma vida saudável e mais longa. Nesse sentido, nunca é tarde para adotar esta medida, embora quanto mais cedo isso seja feito, maiores serão as chances de evitar as doenças relacionadas ao tabagismo, como o câncer de pulmão.

Só para que você tenha ideia, estudos científicos demonstram que, quando uma pessoa de 50 anos para de fumar, o risco de que ela venha a óbito por conta de doenças relacionadas ao tabagismo cai para 50%. Já alguém de 30 anos consegue reduzir essa probabilidade em até 90%.

Parar de fumar: liste os seus motivos

Entre as perguntas que você pode fazer a si antes de tomar a decisão de parar de fumar, estão: como fumar está afetando minha saúde? O que vai acontecer comigo e com minha família se eu continuar fumando? O que eu não gosto sobre o hábito de fumar? Como minha vida vai melhorar quando eu parar de fumar? Uma boa dica é: liste seus motivos e os coloque em um lugar visível. Leia-os todos os dias como uma forma de motivação para o objetivo final!

Muitas vezes, a dependência da nicotina ocorre, inclusive, com abstinência. Com base nisso, é muito importante ter apoio das pessoas mais próximas, como familiares e amigos. Os fumantes não devem ter vergonha de sua condição, pois se trata de um problema de saúde. Ao contrário disso, é fundamental exteriorizar a vontade de parar fumar, a fim de obter ajuda.

Dicas para parar de fumar

Algumas dicas podem ser muito úteis quando o objetivo é parar de fumar. Entre elas destacamos:

  • Marque um dia para parar;
  • Tenha determinação;
  • Substitua os ‘gatilhos do fumo’ por opções saudáveis;
  • Escolha um método (abrupto ou gradual);
  • Livre-se de todas as lembranças possíveis do cigarro;
  • Busque o apoio de amigos e familiares;
  • Baixe aplicativos que ajudam a parar de fumar;
  • Procure apoio médico;
  • Troque experiência em grupos de apoio.

 

Desenho de homem vencendo o vício do cigarro
Celebrar cada passo rumo ao objetivo de parar de fumar também é de fundamental importância

 

“Tentei parar de fumar, mas tive uma recaída”

Como se trata de uma doença que causa dependência química, é natural que o tabagismo provoque algumas recaídas naqueles que lutam para parar de fumar. Se este for o seu caso, não desanime ou se culpe. O ideal nessas situações é seguir tentando até conseguir, por mais que haja obstáculos no caminho.

Celebrar cada passo rumo ao objetivo de parar de fumar também é de fundamental importância. Que tal comemorar pequenas vitórias e estipular recompensas? Algumas ideias:

  1. 24 horas sem fumar: faça uma janta especial;
  2. 1 semana sem fumar: vá a um lugar que você goste muito;
  3. 1 mês sem fumar: compre aquela camiseta que você tanto queria.

 

Mural de regras para parar de fumar
Evitar os ‘gatilhos’ é uma medida importante para quem deseja parar de fumar/Arte: Saúde Brasil

 

Benefícios imediatos ao parar de fumar

Os benefícios para aqueles que conseguem parar de fumar são, praticamente, imediatos. Observe estes dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos:

  • Após 24 horas, a pressão arterial e a pulsação já voltam ao normal;
  • Depois de sete dias, a respiração melhora consideravelmente, não há mais nicotina no corpo e a sensação de cansaço diminui;
  • Após 1 mês, os riscos de infecção diminuem, os brônquios e os pulmões estão mais abertos e, em geral, sintomas de abstinência e dependência são eliminados;
  • Cerca de 1 ano depois, há redução da fadiga e da falta de ar. A “tosse de fumante” não existe mais e o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade em relação a um fumante.

 

Como ajudar alguém a parar de fumar

Para aqueles que convivem com um dependente do tabaco, fatores como compreensão e tolerância são muito importantes no sentido de ajudá-lo a se libertar do vício. Nessa linha, o recomendado é apoiar, mas sem fazer cobranças, ser companheiro(a), oferecer informações úteis e evitar comentários depreciativos.

Caso não seja possível acabar sozinho(a) com o vício, além das instituições particulares, o tratamento para parar de fumar é oferecido, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ligue para o número 136 e se informe em quais Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de seu município o tratamento está disponível.

Gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha sido importante para o seu objetivo de parar de fumar. Siga acompanhando as dicas do GBOT em nossas redes sociais e aqui no blog!