Inteligência artificial antecipa diagnóstico do câncer de pulmão
- Redação GBOT
- 24 de abril de 2023
O câncer de pulmão é uma doença grave e de alta mortalidade, trazendo preocupação constante às autoridades de saúde mundiais, sobretudo pelo aumento do diagnóstico sem redução expressiva do número de óbitos. Em 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou cerca de 2,21 milhões de óbitos por câncer de pulmão em todo o mundo. Nesse contexto, a criação de um sistema de Inteligência Artificial (IA) que possa auxiliar a identificar câncer de pulmão pode ser uma grande conquista para a medicina e área da saúde. A IA torna possível o diagnóstico do câncer de pulmão de forma mais rápida e precisa. O presente artigo explora como essa tecnologia antecipa a descoberta da doença.
Leia mais: Quais os mitos sobre o câncer?
Como a IA pode ser usada para detectar câncer de pulmão
A Inteligência Artificial (IA) é uma área que envolve o uso da computação para simular o comportamento inteligente, as habilidades humanas de processar informação e o pensamento humano. A definição de IA também inclui o uso de computadores para realizar tarefas que normalmente requerem a intervenção de um ser humano para serem realizadas.
A Teoria da IA é um ramo da computação que abrange o estudo do design, análise e uso de sistemas inteligentes. Um sistema inteligente é qualquer dispositivo, máquina ou aplicativo que tem a capacidade de realizar tarefas inteligentes, como a tomada de decisões baseadas em informações. Esta área da computação trata de uma variedade de campos, como a ciência da computação, a psicologia, a lógica, a matemática, a filosofia, a robótica e a inteligência artificial.
Assim, algoritmos de aprendizado de máquina detectam o câncer de pulmão. Esses algoritmos analisam os dados de um conjunto de dados específico para identificar padrões específicos.
Algoritmos para o diagnóstico da doença
A princípio, os cientistas usam os algoritmos de aprendizado de máquina para analisar imagens de tomografia computadorizada do tórax e identificar características que ajudem a descobrir o câncer de pulmão. O software usa uma combinação de aprendizado profundo (do inglês, Deep Learning) e técnicas de IA para detectar padrões específicos no tecido pulmonar que podem ser indicativos do câncer.
Em relação a prática convencional, a IA consegue ser mais precisa por utilizar técnicas computacionais específicas que conseguem detectar imagens que não são muito conspícuas para o médico, mas que trazem características de densidade, contorno, dentre outras características. Além disso, a IA é muito mais rápida que a abordagem tradicional de análise de imagem, oferecendo resultados mais rápidos e detalhados.
Além de suas aplicações em câncer, a IA auxilia no diagnóstico de doenças cardiovasculares e infecciosas, bem como no monitoramento do tratamento dos pacientes. Essa tecnologia apresenta uma variedade de outras aplicações em saúde.
Em suma, a criação de um sistema de Inteligência Artificial para detectar o câncer de pulmão pode ser um grande aliado para a medicin. O uso dessa alternativa é extremamente preciso e pode detectar padrões microscópicos que não são visíveis a olho nu. Além disso, é muito mais rápido e eficaz do que os métodos tradicionais.
A IA tem um grande potencial para melhorar a saúde global e ajudar a salvar vidas. No entanto, o uso deste recurso deve ser com responsabilidade e os dados de saúde dos pacientes tratados com sigilo e respeito.