Inclua o parar de fumar nas metas de ano novo

Redação GBOT

5 de janeiro de 2022

08:00

lista de metas de ano novo
Felizmente existem algumas alternativas para te ajudar a parar de fumar – e elas são gratuitas/Imagem: Freepick/Flaticon

Arrumar um trabalho melhor, zerar as dívidas ou fazer aquela viagem especial com a família estão entre algumas das metas de ano novo mais frequentes. Claro que as aspirações dependem bastante de pessoa para pessoa, mas fato é que o mês de dezembro costuma ser destinado para planejar os objetivos do próximo período de 365 dias que iremos vivenciar.

Nesse sentido, que tal incluir o parar de fumar em suas metas de ano novo? Ao começar um ano do zero, as esperanças de cada um de nós são renovadas. É muito importante que o cuidado com a saúde esteja entre as prioridades, uma vez que este item é imprescindível para a nossa qualidade de vida.

Sabemos, evidentemente, que parar de fumar é uma missão complexa, a qual exige determinação, resistência e muito esforço. Afinal de contas, o cigarro é composto por inúmeras substâncias que causam a dependência química, ou seja, estamos falando de um vício severo.

Portanto, só de estar incluindo o parar de fumar na sua lista de metas de ano novo, você já estará dando um primeiro passo em busca deste objetivo. Que tal, por exemplo, escolher o primeiro dia de 2022 para ficar sem cigarro? Para aumentar as chances de obter sucesso, evite ter este produto por perto e programe fazer alguma atividade que goste no intuito de se distrair.

símbolo de proibido fumar
Felizmente existem algumas alternativas para te ajudar a parar de fumar – e elas são gratuitas/Imagem: Freepick/Flaticon

Como eu consigo parar de fumar?

Caso a sua leitura tenha chegado até aqui, você deve estar perguntando: “sim, mas de forma prática, como eu consigo parar de fumar”? De acordo com os especialistas, a parada imediata é a maneira mais recomendada. Primeiramente, a pessoa escolhe uma data específica (o dia 1º de janeiro é uma ótima pedida) e, nesse dia, deixa de fumar.

Já o segundo método é a parada gradual, na qual você pode reduzir, gradualmente, o número de cigarros, ou ainda adiar o horário em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia, predeterminando uma hora específica até chegar o momento em que não fumará nenhuma unidade.

Contudo, caso a sua opção para parar de fumar seja pela parada gradual, o recomendado é que você não leve mais do que duas semanas nesse processo.

Tentei estes métodos para parar de fumar e não obtive sucesso. E agora?

Não desanime. Em alguns casos, parar de fumar pode significar uma verdadeira batalha, que inclui vitórias e também derrotas. Felizmente existem algumas alternativas para te ajudar a vencer o vício – e elas são gratuitas.

Uma delas é o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, uma iniciativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Você pode obter informações sobre os locais que oferecem o tratamento em sua cidade e ser ajudado(a) por um(a) profissional de saúde. Para saber mais, clique aqui.

Você sabia que o tratamento para parar de fumar é oferecido, de forma gratuita, pelo SUS (Sistema Único de Saúde)? É possível acessá-lo por telefone (o número é 136) e buscar informações sobre em quais Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de seu município o tratamento está disponível.

placa de proibido fumar
Esperamos que este conteúdo possa lhe incentivar a fazer de 2022 o ano em que você irá parar de fumar/Foto: Possessed Photography/Unsplash

Listamos algumas dicas que podem te ajudar na missão de parar de fumar:

  • Troque os ‘gatilhos do fumo’ por opções saudáveis;
  • Mantenha afastadas todas as lembranças possíveis do cigarro;
  • Busque o apoio de amigos e familiares;
  • Baixe aplicativos que ajudam a parar de fumar;
  • Procure apoio médico;
  • Troque experiência em grupos de apoio.

Gostou deste artigo? Esperamos que este conteúdo possa lhe incentivar a fazer de 2022 o ano em que você irá parar de fumar. Que este seja um período de renovação em sua vida, em que a saúde venha em primeiro lugar! Conte sempre com o GBOT.

Compartilhe esse conteúdo via: