Savolitinibe Mais Osimertinibe Versus Quimioterapia à Base de Platina em Participantes com Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células Que progrediram após Osimertinib

Clinical Trials ID:

Estudo clínico para investigar a eficácia e segurança do savolitinibe em combinação com o osimertinibe versus quimioterapia dupla à base de platina em participantes com EGFR mutado, MET superexpressado e/ou amplificado, localmente avançado ou metastático NSCLC que progrediram no tratamento com Osimertinib.

Este é um estudo multicêntrico, de Fase III, randomizado, aberto, para investigar a eficácia e segurança da administração oral de savolitinibe em combinação com o osimertinib eversus quimioterapia de platina em dupla em participantes com mutação de EGFR, superexpressão e/ou amplificação de MET, avançado localmente ou metastático NSCLC, que avançaram na primeira ou segunda linha de tratamento com o osimertinibe como a terapia mais recente.

Aproximadamente 324 participantes com mutação de EGFR, superexpressão e/ou amplificação de MET, avançado localmente ou metastático NSCLC, serão designados aleatoriamente para intervenção no estudo com uma proporção de 1:1.

Os pacientes serão tratados até que ocorra progressão objetiva da doença (PD) pelos Critérios de Avaliação de Resposta em Tumores Sólidos 1.1 (RECIST 1.1) avaliado pelo investigador, ocorra toxicidade inaceitável, consentimento seja retirado, ou outro critério de descontinuação seja atendido.

A Phase III, Randomised, Open-Label Study of Savolitinib in Combination With Osimertinib Versus Platinum-Based Doublet Chemotherapy in Participants With EGFR Mutated, MET-Overexpressed and/or Amplified, Locally Advanced or Metastatic Non-Small Cell Lung Cancer Who Have Progressed on Treatment With Osimertinib (SAFFRON).

Um estudo de Fase III, randomizado, aberto de Savolitinibe em combinação com Osimertinibe versus quimioterapia dupla à base de platina em participantes com câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado ou metastático, com mutação em EGFR, superexpressão e/ou amplificação de MET, que progrediram durante o tratamento com Osimertinibe (SAFFRON)

CEP: 30110-022

Instituição: Research Site

Cidade: Belo Horizonte

CEP: 70390-700

Instituição: Research Site

Cidade: Brasilia

CEP: 29308-014

Instituição: Research Site

Cidade: Cachoeiro de Itapemirim

CEP: 80810-050

Instituição: Research Site

Cidade: Curitiba

CEP: 98700-000

Instituição: Research Site

Cidade: Ijuí

CEP: 35162-189

Instituição: Research Site

Cidade: Ipatinga

CEP: 90035-903

Instituição: Research Site

Cidade: Porto Alegre

CEP: 90050-170

Instituição: Research Site

Cidade: Porto Alegre

CEP: 90540-140

Instituição: Research Site

Cidade: Porto Alegre

CEP: 20231-050

Instituição: Research Site

Cidade: Rio De Janeiro

CEP: 22793-080

Instituição: Research Site

Cidade: Rio De Janeiro

CEP: 41253-190

Instituição: Research Site

Cidade: Salvador

CEP: 41950-610

Instituição: Research Site

Cidade: Salvador

CEP: 04014-002

Instituição: Research Site

Cidade: São Paulo

CEP: 04538-132

Instituição: Research Site

Cidade: São Paulo

CEP: 04556-100

Instituição: Research Site

Cidade: São Paulo

CEP: 29043-260

Instituição: Research Site

Cidade: Vitória

Critérios de Inclusão:

* Fornecimento de ICF (Formulário de Consentimento Informado) escrito, assinado e datado antes de qualquer procedimento, coleta de amostra e análises obrigatórias e não obrigatórias específicas do estudo.
* O participante deve ter ≥18 anos (≥ 19 anos na Coreia do Sul) no momento da assinatura do consentimento informado. Todos os gêneros são permitidos.
* Confirmação histológica ou citológica de NSCLC localmente avançado ou metastático, que não é suscetível a terapia curativa.
* Deve ter pelo menos uma mutação sensibilizadora do EGFR documentada: exon19 deletion, mutação L858R e/ou T790M.
* Progressão radiológica documentada no primeiro ou segundo tratamento com osimertinib como a terapia antitumoral mais recente.
* Fornecimento obrigatório de tecido tumoral FFPE (formalina e parafina).
* Superexpressão e/ou amplificação do MET na amostra de tumor coletada após a progressão do tratamento anterior com osimertinib.
* Doença mensurável, conforme definido por RECIST 1.1.
* Funções hematológicas, hepáticas, renais e cardíacas adequadas, e parâmetros de coagulação.
* Status de performance do ECOG de 0 ou 1.

Critérios de exclusão:

* NSCLC escamoso predominante e carcinoma de pequenas células de pulmão.
* Tratamento anterior ou atual com EGFR-TKI de terceira geração, diferente do Osimertinib.
* Tratamento anterior ou atual com savolitinib ou outro inibidor do MET.
* Compressão da medula espinhal ou metástases cerebrais, a menos que sejam assintomáticas e estáveis.
* Histórico ou carcinoma leptomeníngeo ativo.
* Toxicidades não resolvidas por qualquer terapia anterior maior que o Grau 1 do CTCAE e neuropatias de grau 2 relacionadas à terapia de platina anterior com exceção de alopecia e hemoglobina ≥ 9.0 g/dL.
* Doenças cardíacas ativas/instáveis atualmente ou nos últimos 6 meses, anormalidades significantes no ECG e/ou fatores/medicamentos que podem afetar os intervalos QTc.
* Histórico de cirrose hepática de qualquer origem e estágio clínico; ou histórico de outra doença hepática grave ou doença crônica com envolvimento hepático relevante.
* Infecção grave ativa conhecida, incluindo, mas não limitado a, tuberculose ou HIV, HBV ou HCV ou doença gastrointestinal.
* Recebimento de vacina atenuada viva (inclusive contra COVID-19) dentro de 30 dias antes da primeira dose da intervenção de estudo.
* Histórico médico de ILD, ILD induzida por medicamentos, pneumonite por radiação, que necessitou de tratamento com esteróides, ou qualquer evidência de ILD clinicamente ativa.
* Participantes que atualmente estão tomando medicamentos ou suplementos à base de plantas conhecidos por serem fortes indutores do citocromo P450 (CYP)3A4 ou fortes inibidores do CYP1A2.

Mais estudos