Implementação de um Programa de Rastreamento de Câncer de Pulmão em um Serviço Público, Utilizando Tomografia de Baixa Dose e Avaliação Metabolômica.

Clinical Trials ID:

Estudo observacional que tem como objetivo avaliar a implementação de um programa de rastreamento de câncer de pulmão em uma população de fumantes incluída em um serviço de saúde pública.

Os dados clínicos dos pacientes (recrutados das clínicas ambulatoriais e enfermarias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu) serão coletados em um formulário específico, desenvolvido para este trabalho, contendo os seguintes dados: características demográficas (nome, idade, sexo, raça, profissão, estado civil, renda mensal e escolaridade), diagnóstico principal e doenças associadas, avaliação de comorbidades utilizando o Índice de Charlson e a Escala de Saúde Hospitalar.

Ansiedade e Depressão (Escala HAD), uso de medicamentos de manutenção, histórico de tabagismo (ativo ou não, cálculo da carga tabágica), composição corporal (cálculo do índice de massa corporal – IMC) e medição da oximedometria. Todos os pacientes incluídos irão realizar tomografia com radiação de baixa dose e espirometria. Todos os pacientes fumantes ativos que desejarem parar de fumar serão encaminhados para o ambulatório de cessação do tabagismo. Medições específicas serão aplicadas se houver diagnóstico de DPOC pela espirometria (os questionários do Índice BODE, Índice de Dispneia – Conselho de Pesquisa Médica Modificado, TC6) e os pacientes serão encaminhados para o ambulatório específico de DPOC para acompanhamento no serviço. Subsequentemente, serão feitas as avaliações de ansiedade e depressão. O protocolo de rastreamento seguirá as recomendações de repetir a tomografia de tórax com radiação de baixa dose anualmente, se for normal, até completar dois anos de acompanhamento. Nesse caso, o paciente será liberado do rastreamento. Se o paciente apresentar alterações na tomografia, o protocolo de acompanhamento será realizado de acordo com o tamanho das lesões. A avaliação de morbidade e mortalidade será realizada em pacientes diagnosticados com câncer de pulmão.

Implementation of a Lung Cancer Screening Program in a Public Service, Using Low-dose Tomography and Metabolomics Evaluation

Implementação de um Programa de Rastreamento de Câncer de Pulmão em um Serviço Público, Utilizando Tomografia de Baixa Dose e Avaliação Metabolômica.

Estado: São Paulo

CEP: 18618-686

Instituição: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB)

Cidade: Botucatu

Critérios de Inclusão:

Idade entre 45 e 74 anos; Fumante com um histórico de pelo menos 30 anos-maço ou ex-fumante que parou de fumar há menos de 15 anos; Nunca ter participado de um programa de triagem para câncer de pulmão; Assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.

Critérios de Exclusão:

Pacientes com doenças crônicas (cardiovasculares, pulmonares, hepáticas, renais ou metabólicas) em estágio avançado que limitem a expectativa de vida ou tornem impossível a realização de um procedimento cirúrgico curativo; Pacientes em tratamento para tuberculose ou outras doenças granulomatosas; Pacientes diagnosticados com neoplasias anteriores que possam desenvolver metástases pulmonares; Mulheres grávidas; Pacientes que, por algum motivo, não podem realizar tomografia computadorizada de tórax com baixa dosagem; Pacientes que já foram submetidos a radioterapia torácica.

Mais estudos