Ensaio Clínico de Lurbinectedina como agente único ou em combinação com Irinotecano versus Topotecano ou Irinotecano em pacientes com câncer de pulmão de pequenas células recidivado (LAGOON)

Clinical Trials ID:

Ensaio clínico controlado, multicêntrico, aberto, randomizado, fase III para avaliar e comparar a atividade e segurança de dois braços experimentais, constituídos por lurbinectedina como agente único (Grupo A) ou a combinação de lurbinectedina com irinotecano (Grupo B), em comparação com a Escolha do Investigador (topotecano ou irinotecano) como braço de controle (Grupo C), em pacientes com Câncer de Pulmão de Pequenas Células (SCLC) que falharam numa linha prévia contendo platina.

Aproximadamente 705 pacientes adultos com SCLC e status de performance (PS) do Grupo Cooperativo de Oncologia Oriental (ECOG) ≤ 2 que falharam em uma linha anterior contendo platina com CTFI ≥ 30 dias e metástases assintomáticas e pré-tratadas do Sistema Nervoso Central controladas serão inscritos e atribuídos a cada braço de tratamento.

A randomização central será implementada; os pacientes serão atribuídos a cada braço de tratamento em uma proporção de 1:1:1.

Um Comitê Independente de Monitoramento de Dados (IDMC) supervisionará a realização do estudo. O IDMC deve ter acesso a dados de eficácia e segurança não cegados ao longo do ensaio para permitir julgamentos oportunos e informados sobre riscos e benefícios.

A Randomized, Multicenter, Open-label, Phase III Study of Lurbinectedin Single-Agent or Lurbinectedin in Combination With Irinotecan Versus Investigator’s Choice (Topotecan or Irinotecan) in Relapsed Small Cell Lung Cancer Patients (LAGOON Trial)

Ensaio Clínico de Lurbinectedina como agente único ou em combinação com Irinotecano versus Topotecano ou Irinotecano em pacientes com câncer de pulmão de pequenas células recidivado (LAGOON)

Estado: Parana

CEP: 82305-100

Instituição: Oncocentro-Centro de Oncologia do Parana

Cidade: Curitiba

Estado: Porto Alegre

CEP: RS 90035-903

Instituição: UPCO - Hospital de Clinicas de Porto Alegre

Cidade: Santa Cecília

Estado: Salvador

CEP: BA 40170-110

Instituição: Nucleo de Oncologia da Bahia - NOB

Cidade: Ondina

CEP: SP 14784-400

Instituição: Fundacao Pio XII - Hospital de Cancer de Barretos - Hospital de Amor

Cidade: Barretos

CEP: 98700-00

Instituição: ONCOSITE - Centro de Pesquisa Clinica em Oncologia Ltda

Cidade: Ijuí

CEP: 90050-170

Instituição: Irmandade daSanta Casa de Misericordia de Porto Alegre

Cidade: Porto Alegre

CEP: 90610-000

Instituição: Hospital Sao Lucas da PUCRS

Cidade: Porto Alegre

CEP: 20231-050

Instituição: Instituto Nacional de Cancer - Ministrio da Sade

Cidade: Rio De Janeiro

Critérios de Inclusão:

1. Consentimento informado voluntário por escrito do paciente obtido antes de qualquer procedimento específico do estudo.
2. Idade ≥18 anos.
3. Diagnóstico de SCLC confirmado histológica ou citologicamente.
4. Uma linha anterior de quimioterapia contendo platina com/sem anti-PD-1 ou anti-PD-L1 (Nota: pelo menos 70% dos pacientes incluídos no estudo devem ser pré-tratados com anti-PD-1 ou anti-PD-L1).
5. Intervalo livre de quimioterapia (CTFI, tempo desde a última dose de quimioterapia contendo platina de primeira linha até o surgimento de doença progressiva) ≥ 30 dias (independente da manutenção da imunoterapia, se aplicável).
6. Pacientes com histórico de metástases no Sistema Nervoso Central (SNC) podem participar, desde que sejam pré-tratados e radiologicamente estáveis (isto é, sem evidência de progressão) por pelo menos 4 semanas por imagem repetida (nota: a imagem repetida deve ser realizada durante o rastreio do estudo), assintomáticos e sem necessidade de tratamento com esteroides por pelo menos 7 dias antes da primeira dose do tratamento do estudo.
7. Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) PS ≤ 2.
8. Função hematológica, renal, metabólica e hepática adequada:

1. Hemoglobina ≥ 9.0 g/dL [os pacientes podem ter recebido transfusão prévia de glóbulos vermelhos (RBC), se clinicamente indicado]; contagem absoluta de neutrófilos (ANC) ≥ 2.0 x 10^9/L e contagem de plaquetas ≥ 100 x 10^9/L.
2. Alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST) ≤ 3.0 x limite superior normal (ULN).
3. Bilirrubina total ≤ 1.5 x ULN ou bilirrubina direta ≤ ULN.
4. Albumina ≥ 3.0 g/dL.
5. Clearance de creatinina calculada (CrCL) ≥ 30 mL/min (usando a fórmula de Cockcroft e Gault).

9. Pelo menos três semanas desde o último tratamento antineoplásico e recuperação para o grau ≤ 1 de qualquer evento adverso (AE) relacionado ao tratamento anticâncer anterior (excluindo neuropatia sensorial, anemia, astenia e alopecia, todos grau ≤ 2) de acordo com o National Cancer Institute Common Terminology Criteria for Adverse Events (NCICTCAE) v.5.
10. Radioterapia (RT) prévia: pelo menos duas semanas desde a conclusão da irradiação craniana profilática (PCI), e para qualquer outro local não previamente especificado.
11. Comprovação de não estar apto para ter filhos para mulheres em idade fértil (WOCBP). WOCBP deve concordar em usar um método contraceptivo altamente eficaz até sete meses após a descontinuação do tratamento. Pacientes masculinos férteis com parceiras WOCBP devem usar preservativos durante o tratamento e por quatro meses após a última dose do medicamento investigacional (IMP).

Critérios de Exclusão:

1. Pacientes não tratados com platina ou pacientes pré-tratados com mais de um regime de quimioterapia prévio (incluindo pacientes re-desafiados com o mesmo regime inicial).
2. Tratamento prévio com lurbinectedina, trabectedina, PM14 ou inibidores da topoisomerase I (irinotecan, topotecan, etc.).
3. Metástases de CNS ativas ou não tratadas e/ou meningite carcinomatosa.
4. Pacientes com doença de estágio limitado que são candidatos a terapia local ou regional, incluindo PCI, RT torácica ou ambas, devem ter sido oferecidos essa opção e ter completado o tratamento ou recusado antes da randomização.
5. Doenças/condições concomitantes:

1. Histórico ou presença de angina instável, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, ou doença cardíaca valvular clinicamente significativa no último ano.
2. Arritmia sintomática ou qualquer arritmia não controlada que requer tratamento contínuo.
3. Consumo crônico de álcool em andamento ou cirrose com pontuação Child-Pugh B ou C.
4. Conhecida doença de Gilbert.
5. Infecção ativa não controlada. Ferida séria que não cicatriza, úlcera ou fratura óssea. Presença de drenagens externas.
6. Doença hepática crônica não neoplásica em andamento e que requer tratamento de qualquer origem. Para Hepatite B, isto inclui testes positivos para o antigénio de superfície da Hepatite B (HBsAg) e a reação em cadeia da polimerase quantitativa da Hepatite B (PCR). Para Hepatite C, isto inclui testes positivos para o anticorpo da Hepatite C e a PCR quantitativa da Hepatite C. Os sujeitos que tomam terapia antiviral relacionada com a hepatite nos seis meses anteriores à primeira dose dos medicamentos do estudo também serão excluídos.
7. Necessidade de oxigénio intermitente ou contínuo nas duas semanas anteriores à randomização. Pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de doença pulmonar intersticial difusa ou fibrose pulmonar.
8. Pacientes com uma segunda malignidade invasiva tratada com quimioterapia e/ou RT. Pacientes com uma malignidade anterior que foi completamente ressecada com intenção curativa três ou mais anos antes da randomização, exceto o carcinoma in situ do colo do útero, carcinoma basocelular ou espinocelular da pele, e carcinoma in situ de célula de transição da bexiga e que tenha estado continuamente em remissão desde então serão permitidos.
9. Limitação da capacidade do paciente para cumprir o tratamento ou para seguir o protocolo.
10. Infecções fúngicas invasivas documentadas ou suspeitas que requerem tratamento sistêmico dentro de 12 semanas da randomização.
11. Infecção conhecida pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
12. Qualquer doença crônica inflamatória do passado ou presente do cólon e/ou fígado, obstrução intestinal passada, pseudo ou suboclusão ou paralisia.
13. Derrame pleural ou cardíaco sintomático evidente aumentando rapidamente e/ou necessitando de tratamento local imediato dentro de sete dias.
14. Qualquer outra doença grave que, no julgamento do Investigador, aumentará substancialmente o risco associado à participação do paciente neste estudo (por exemplo; a doença COVID-19).
6. RT em mais de 35% da medula óssea.
7. Histórico de transplante prévio de medula óssea e/ou células-tronco e transplante alogênico.
8. Paciente recebeu uma vacina viva ou atenuada viva dentro de 30 dias antes da primeira dose de intervenção do estudo. A administração de vacinas inativadas é permitida.
9. Necessidade iminente de RT (por exemplo, metástase óssea dolorosa e/ou risco de compressão da medula espinhal).
10. Histórico de alergia ou hipersensibilidade a qualquer dos medicamentos do estudo ou a qualquer um de seus excipientes.
11. Mulheres que estão grávidas ou amamentando e pacientes férteis (homens e mulheres) que não são capazes de usar um método altamente eficaz de contracepção.

Mais estudos