Home » Artigo não-científico » Aplicativos para cessar o tabagismo podem funcionar?

Aplicativos para cessar o tabagismo podem funcionar?

Força de vontade, dedicação e disciplina são essenciais para alcançar qualquer objetivo, e é por esse motivo que o sucesso no processo de largar o tabagismo depende de diversos fatores, sejam eles internos e emocionais, ou nos hábitos do dia a dia.

O lado positivo dessa história é que existem recursos para auxiliar todo o curso de cessação do tabagismo, como adesivos e chicletes de nicotina, e até aplicativos para mobiles – com este último sendo o tema abordado neste artigo. Boa leitura!

Por mais que existam diversas informações circulando por aí a respeito do cigarro, ainda permanecem mais incertezas do que afirmações certeiras quando o tema é tabagismo X tecnologia.

As dúvidas a respeito desses apps são muito comuns, especialmente porque existem cada vez mais deles desenvolvidos para o mesmo fim.

Alguns exemplos de apps e seus recursos:

1. QuitNow

Essa ferramenta é focada no bate-papo como metodologia principal de suporte, por permitir o compartilhamento de resultados, metas a serem atingidas, e dúvidas no caminho do usuário para livrar-se da nicotina.

Outra opção do aplicativo é participar de um sistema de pontos, cuja metodologia divertida funciona como maneira de manter o usuário concentrado e comprometido com seus objetivos. Cada conquista é marcada com uma ilustração peculiar e vibrante.

Os indicadores de saúde do aplicativo são baseados em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

2. Kwit

O Kwit é inspirado em games e incorpora pensamento, mecânica e design de jogos. Esse entretenimento pode ajudar a largar o vício, e deve ser usado como ferramenta para ajudar as pessoas a se fortes e no caminho certo. Conforme o tempo de jogo passa, é possível avançar e atingir níveis e classificações mais altos.

Além disso, o app registra cigarros que forem consumidos ocasionalmente, assim como quando o usuário consegue resistir ao seu desejo por nicotina. No entanto, se sua força de vontade chegar a zero, você terá que começar tudo de novo.

3. Livre de fumo

O Smoke Free rastreia quanto dinheiro foi economizado nos seguintes processos:

– Parar de fumar;
– Tempo em que o tabagismo foi descontinuado;
– Quantidade de cigarros evitados.

É possível gravar seus momentos de vontade de fumar, além de obter dicas sobre como evitar o cigarro, e usar as ferramentas disponíveis para descobrir os padrões por trás dos seus gatilhos.

Todos os dias os usuários deste app recebem uma nova missão para serem conduzidos ao caminho da recuperação. O conceito do app informa que as pessoas comprometidas com o jogo costumam ser mais propensas a deixar de fumar por completo.

Sucesso

Segundo o estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, os usuários que tentam parar contando com a ajuda dos aplicativos chegam a ter 3x mais chances de conquistar o sucesso ao largar o tabagismo.

Grande parte do êxito se deve a parceria dos idealizadores do projeto com cientistas e psicólogos pesquisadores, deixando o trabalho para os desenvolvedores materializar as descobertas em novas tecnologias, e atingir, assim, milhões de pessoas.

Procurar por métodos para largar o cigarro na Internet é como buscar dicas para perda de peso: existem milhares de abordagens diferentes e que podem se aplicar a você ou não pessoalmente, já que os corpos não funcionam de maneiras iguais entre si.