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7 dicas para você manter a saúde no verão

Exposição prolongada ao sol e desidratação são alguns dos problemas comumente associados à estação mais quente do ano.

O verão no Hemisfério Sul tem início no dia 21 de dezembro. Geralmente as pessoas aguardam a estação mais quente do ano com bastante ansiedade, pois ela remete aos benefícios incentivados pelo sol, tais como ir à praia, frequentar piscinas e ficar com a pele do corpo bronzeada.

Contudo, a alta incidência de calor deve ser acompanhada de uma série de cuidados com à saúde. Algumas pessoas, muitas vezes, deixam de levar as recomendações dos especialistas em conta, ficando durante um período longo nas praias, sob temperaturas entre 30ºC e 40ºC.

É sempre recomendável beber bastante água, evitar exposição ao sol no período entre 10h e 16h (quando é mais forte) e usar de protetor solar.

Você sabia que os maiores perigos na temporada de verão, além do excesso do sol, são a desidratação e a alimentação? É preciso prestar atenção na qualidade dos alimentos oferecidos nas ruas e nas praias por ambulantes, já que os alimentos ficam expostos por muito tempo.

Desidratação

No verão, quem passa muitas horas sob o efeito do sol, fica sujeito à desidratação, que a depender da intensidade, pode provocar tonturas, diarreia e vômito. Diante de um quadro como esse, a pessoa deve procurar atendimento médico. Também vale observar que, nessa estação do ano, o melhor horário para fazer exercícios é antes das 9h ou depois das 17h.

Cuidados com a pele

Outra recomendação importante diz respeito às micoses. A permanência com roupas úmidas por muito tempo pode desencadear o aparecimento de fungos. Nesse sentido, não é bom ficar por muitas horas com aquela roupa molhada depois que saímos do mar, porque um ambiente úmido é propício para a proliferação dos fungos e micoses.
O ideal é optar sempre por usar roupas leves de algodão e não repetir, principalmente sapatos, tênis e roupas íntimas, pois as micoses costumam aparecer em áreas do corpo mais quentes como axilas, entre os dedos dos pés e logo abaixo dos seios.

Confira estas sete dicas:

1.  Tenha uma alimentação rica em carboidratos e livre de gordura animal;
2.  Utilize roupas claras, ventiladas e leves;
3.  Consuma água ou líquidos não açucarados, cerca de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;
4.  Evite a exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 10 e as 15 horas;
5.  Passe protetor solar 15 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia;
6.  Use chapéu ou boné quando estiver ao sol, mesmo ao caminhar na rua normalmente e usar roupas leves e claras que absorvam menos o calor;
7.  Coma frutas, verduras e legumes crus, ricos em água, como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo.

Foto: Pixabay